quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PASSO A PASSO ORATÓRIO

ORATÓRIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS


Material:
Para o oratório você precisará de: Caixa mdf 27 x 27 cm, tinta acrílica (ou pva) nas cores branca e azul claro, dois guardanapos, 98 cm de cordão São Francisco, 27cm de fita pompom, cola para decoupage Mural Color (amarelinha) e verniz fosco Mural Color.

Para a imagem: uma imagem em gesso, goma laca incolor, tinta pva ou acrílica rosa claro, veludo em pó rosa claro.

Como fazer:
1º Cubra de branco o mdf, e nas laterais externas dissolva uma colherzinha de café de tinta azul claro para oito colheres de sopa de água e com um pincel largo e macio espalhe em uma lateral por vez acelerando a seca com secador para que dê o efeito de manchado.


2º Nas laterais da parte de dentro faça um detalhe com carimbo ou stencil que componha bem com o seu guardanapo. Lembrando que o segredo para utilizar o stencil e o carimbo sem stress, é aplicá-los com esponjinha (de louça mesmo, cortada em quadradinhos) e bem pouca tinta.


3º Com a parte verde da esponjinha risque as bordas do seu oratório. Posteriormente cole com cola instantânea o cordão São Francisco na parte interna e com cola branca a fita pom pom na parte superior (aplicando pouca quantidade de cola para não manchar a fita)


4º Faça a decoupage no fundo do oratório e na parte de traz também: passando a cola da mural "amarelinha" no local onde será aplicado o guardanapo, espere alguns minutos para secar (quando você aplicar a cola sobre fundo colorido estará no ponto quando sumir totalmente o branco da cola, quando aplicado sobre o branco,estará no ponto para a decoupage quando você colocar o dedo sobre a cola e voltar seco). Coloque o guardanapo sobre a cola seca, alise com a mão, e friccione com a espátula de teflon por poucos minutos e pronto. (Fácil e impossível de errar!) Posteriormente passe uma ou duas demãos do verniz fosco.


5º Lixe se necessário (lixa 200) a sua imagem de gesso e passe goma laca incolor.
6º Após seco pinte de rosa claro, acelere a secagem e passe a cola de contato com bastante atenção para que não fique nenhum pedacinho faltando cola. Após mais ou menos 20 minutos a cola estará seca e com ponto de grude “tac”.


7º Em um saco grande despeje a metade do veludo em pó deite a imagem sobre esta “caminha” e jogue o restante por cima. Com a mão dentro de uma sacola plástica friccione o pó contra a imagem, retire o excesso de pó com um pincel de cerdas grandes e macias. Depois devolva todo o restante do pó para a embalagem.


Todos os produtos utilizados você encontra na Belle Bête.
É isso, espero que tenham gostado!
Qualquer dúvida me liguem!

Abraço e beijo,
Pietra

4 comentários:

  1. Olá. me chamo Bethe e moro no Rio. Achei fantástico esse ato de "distribuir o dom"que você usa e divide com o próximo, sem medo, porque apesar de no céu terem milhares de estrelas, todas brilham. Sou uma iniciante no sentido exato da palavra, e não poderia deixar de registrar o meu agradecimento e apreço pela sua generosidade.. Parabéns pelo seu trabalho que é lindo e que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Bethe!!
      Você me deixou muito feliz com seu comentário!!
      Simplesmente amo tudo o que faço e faço com amor...
      Sinto-me gratificada quando alguém faz um comentário carinho como o seu...
      Muito, muito obrigada...
      Queria ter mais tempo e atualizar o blog com mais frequência, com mais atenção e dedicação... Mas infelizmente a vida está corrida demais.
      Que Deus te abençoe também!
      Beijo grande!!

      Excluir
  2. Oi Pietra,
    Venho tentando fazer decoupage em algumas peças e o guardanapo sempre enruga,me dá uma canseira danada.Hoje,finalmente,descobri que tem que esperar a cola secar um pouco,isso graças a você.A sua dica de como saber se a cola está seca quando é passada em uma superfície colorida ou branca é simplesmente demais. Muito obrigada por dar uma dica tão boa e parabéns por ser tão generosa em seus ensinamentos.Que você tenha muita sorte e sucesso em tudo que fizer.Felicidades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla, seu comentário me emocionou :) Isso só me motiva a continuar! Muito obrigada, e felicidades pra você também!!

      Excluir

Vou adorar ler seu comentário:*